Auditorias Internas da Qualidade

A qualidade é base dos bons serviços e produtos. As certificações nesta área passam ao cliente uma marca com alicerce na inovação, preocupação constante com a satisfação do consumidor, além de trazer credibilidade ao negócio. Desta forma, o desempenho ao nível da qualidade é um requisito vital para qualquer empresa que deseje manter-se no mercado.

A Auditoria Interna é realizada de forma a detetar se as ações e procedimentos estão a ocorrer de maneira eficaz e se os objetivos traçados estão a ser atingidos. É também uma forma de avaliar formal e sistematicamente a documentação, o acompanhamento e a eficácia dos processos e das práticas. Deste modo é um dos requisitos mais importantes de um sistema de gestão, já que permite comprovar a sua adequabilidade, pôr em evidência as deficiências do sistema e contribuir para a melhoria contínua da sua organização.

A norma ISO 9001 fornece um conjunto de requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. A sua correta implementação permitirá reduzir custos, melhor o desempenho, e a garantia perante clientes que os produtos e serviços fornecidos pela empresa respondem às suas necessidades e expectativas estando em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Pressupõe uma abordagem por processos conducente à melhoria contínua e a avaliação e aumento da satisfação de clientes e fornecedores por via do modelo de gestão implementado na organização.

É um processo fundamental, principalmente, para empresas que querem medir o seu desempenho em relação ao cumprimento das normas implementadas.

Quais os principais benefícios de implementação?

  • Comprovar o compromisso da organização com a qualidade e satisfação do cliente;
  • Assegurar que os seus produtos e serviços cumprem com os requisitos do cliente e com a legislação aplicável;
  • Assegurar a melhoria do desempenho do produto/serviço e, consequentemente, aumento da satisfação de clientes e a sua fidelização;
  • Conseguir definir, implementar, manter e melhorar estratégias proativas para identificar e resolver os problemas de qualidade antes que estes originem perdas ou reclamações;
  • Assegurar a definição para toda a organização prioridades de atuação;
  • Simplificar circuitos e eliminar tarefas repetidas;
  • Definir de forma clara (e documentada) as responsabilidades e a autoridade;
  • Reduzir custos por via de benefícios de organização e aumento da produtividade;
  • Melhorar a comunicação, motivação e a satisfação dos colaboradores;
  • Melhorar a imagem da empresa no mercado e aceder a novos mercados;
  • Aumentar a credibilidade perante investidores e fornecedores por via do modelo de gestão implementado na organização.

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