Segurança no trabalho
A segurança do trabalho (ou também denominada segurança ocupacional) tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais (ou também denominada segurança e saúde no trabalho), cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente ocupacional seguro e saudável para as pessoas. Destacam-se entre as principais atividades de segurança do trabalho: prevenção de acidentes; promoção da saúde; formações em posto trabalho; elaboração de documentos técnicos, consultoria, e está regulamentada pela Lei 102/2009, de 10 de setembro, alterada pela Lei 3/2014, de 28 de janeiro.
No desenvolvimento das respetivas atividades profissionais, os trabalhadores encontram-se expostos a determinados fatores de risco que podem ter influência quer na saúde quer na integridade física. Nesse sentido a Biosegal preocupa-se em promover a melhoria das condições de trabalho, através de uma gama de competências que possibilitam oferecer aos nossos clientes um conjunto de soluções, tendo em conta o setor de atividade e as necessidades específicas. Para isso tem um conjunto de profissionais, bastante diferenciado e com muita experiência em várias áreas, fruto também de muitos anos de trabalho, que tem tido como principal objetivo os pressupostos anteriores.
Prestamos serviços externos de Segurança no Trabalho com vista à melhoria das condições de trabalho, inerentes a cada atividade profissional e à prevenção de acidentes de trabalho. Nesse sentido e tendo como objetivo a prevenção dos riscos profissionais dos trabalhadores, todas as entidades devem organizar as atividades de Segurança no Trabalho, visando a melhoria da proteção da segurança dos trabalhadores em todos os ramos de atividade.
Nesta área desenvolvemos:
- Prestação de Serviços Externos de Segurança no Trabalho;
- Programas de prevenção e gestão de riscos;
- Organização e gestão da prevenção;
- Auditorias gerais da política de segurança na empresa;
- Programas de prevenção e gestão de riscos;
- Avaliação e controlo de riscos e elaboração de relatórios técnicos;
- Avaliação de condições de trabalho;
- Medições e estudos técnicos;
- Investigação, organização e tratamento estatístico da sinistralidade laboral;
- Restantes obrigações legais do empregador em matéria de Segurança no Trabalho;
- Coordenação de segurança em obra.
Consultoria em Condições de Trabalho
- Planeamento e gestão da prevenção;
- Pareceres e estudos técnicos de segurança no trabalho;
- Projetos de sinalização de segurança nos locais de trabalho;
- Planos de proteção individual e coletiva;
- Estudos e análises de segurança de máquinas e equipamentos de trabalho;
- Condições ambientais de trabalho, ruído, iluminação, conforto térmico e qualidade do ar.
Medidas de autoproteção
- Organização e instrução do processo das medidas de autoproteção -MAPS (plano de prevenção, plano de emergência e registo de segurança);
- Plano de segurança contra incêndios;
- Ações de sensibilização e Formação;
- Simulacro.